terça-feira, 31 de maio de 2011

Você é assim
Um sonho prá mim
E quando eu não te vejo
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito…

Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor…

E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância…

Seus olhos meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só…

Você precisa saber O que passa aqui dentro Eu vou falar pra você Você vai entender A força de um pensamento Pra nunca mais esquecer Pensamento é um momento Que nos leva a emoção Pensamento positivo Que faz bem ao coração O mal não O mal não

Eu me apaixonei por ele enquanto estávamos juntos, e me apaixonei ainda mais nos anos em que ficamos separados.
Nossa história tem três partes: um começo, um meio e um fim.
Embora seja assim que todas as histórias se desenrolam, ainda não consigo acreditar que a nossa não durará para sempre.Reflito sobre essas coisas, e como sempre, nosso tempo juntos retorna à minha mente.Relembro como tudo começou, pois agora essas memórias são tudo o que me resta."

(Querido John)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

"This is me"

Se você gosta de mulheres que adoram conversar sobre qualquer assunto, e parecem nunca saber a hora de parar de falar, então acaba de encontrar a outra metade da laranja!

Mas, ao contrário de imaginar que passar horas ao seu lado conversando sobre os mais variados assuntos pode ser uma chatice, vai acabar ficando encantado. Ela vai dar aquele sorriso insuportavelmente delicioso a cada três frases que disser, e você vai sentir o quão maravilhosa ela pode ser. Esta mulher parece brilhar quando faz aquilo que mais gosta: discutir um assunto!

A libriana é feita de bondade, delicadeza, justiça, amizade, teimosia e indecisão.

Apesar de muito feminina, possui um traço masculino que, volta e meia, costuma cobrir o lado feminino. A libriana pode surpreender quando resolve arregaçar as mangas para fazer um trabalho estritamente masculino. Ela vai se sentir como se estivesse em casa se tiver que dirigir um caminhão ou laçar um touro selvagem. Mas em nenhum momento ela perde sua feminilidade. Antes de pegar o machado para derrubar uma árvore, ela vai passar o batom, arrumar o cabelo e borrifar um pouco de perfume que é para deixá-la mais à vontade.

A mulher de Libra é altamente intelectual e possui um grande poder de análise, que pode ser muito útil para resolver os problemas dos negócios do parceiro. Raramente ela deixará que as emoções a impeçam de tomar uma decisão desapaixonada ou de fazer um julgamento equilibrado.

Seu temperamento foi feito para o trabalho em equipe. Ela quer participar do maior numero possível de decisões que o parceiro tomar. Deseja fazer tudo a favor do parceiro e é mulher suficiente para segui-lo quando ele desejar mudar de profissão, país ou fazer novas amizades. Ela adora estar cercada por pessoas e sente-se no paraíso quando pode reunir uma multidão de amigos para uma festa, onde vai passar horas dançando e se divertindo como poucos.

Poucas são as librianas que sofrem de depressão ou tem problemas crônicos de saúde. O segredo de sua vitalidade está em seu temperamento racional, pacífico e a repulsa que tem a impaciência. Pessoas impacientes e desesperadas costumam causar um mal estar na libriana, que podem tirá-la do sério. Mas a maioria vai simplesmente preferir manter-se a longas distâncias de pessoas nervosas e impacientes. São poucas as mulheres de Libra que tem amizades com gente estressada. Elas até podem ser colegas, dizer um "bom dia" no ponto de ônibus, mas jamais farão um esforço para convidar esta pessoa para frequentar sua casa.

A mulher de libra detesta a confusão, e normalmente precisa da harmonia para manter a estabilidade emocional.

Ela costuma ser dominadora, do tipo que gosta que todos estejam ao seu lado e façam o que quer. Porém a libriana nunca vai forçar ninguém a obedecê-la. Sua mão de ferro sempre estará calçada em uma luva de veludo, sua vontade e seu egoísmo sempre estarão acompanhados por sua delicadeza, educação e o mesmo sorriso encantador de sempre. É assim que normalmente ela costuma conseguir o que quer: fazendo com que as pessoas pensem que foram elas que escolheram ser suas prisioneiras por livre e espontânea vontade. Ela tem um jeito tão educado de impor suas vontades, que a gente fica até sem jeito de dizer "NÃO".

Normalmente elas tem uma sinceridade que pode deixar qualquer um sem jeito diante de suas afirmações ou comentários. Se você é do tipo que gosta que as pessoas finjam não ver os seus defeitos, evite pedir opiniões a libriana, pois ela nunca esconde o que pensa. Afinal, se pediu sua opinião deve estar preparado para ouvir a verdade, não é?

Ela costuma ser direta sem fazer rodeios, mesmo que isto provoque alguns maus entendidos, mas nunca é grosseira ou deselegante. Tem gente que acha que a libriana faz isto por maldade, mas não é. Ela faz por pura inocência e pelo amor que tem pela verdade.

Ela detesta ferir os sentimentos de quem quer que seja. Detesta dizer "não" e a ideia de ser injusta pode deixá-la doente.

Sensual, a librana esbanja charme por onde passa. Mas também é extremamente romântica, e considera a solidão o pior dos males. Para ela, a opinião do próximo é muito importante e uma resposta negativa pode lhe parecer uma verdadeira ofensa. A libriana aprecia o belo e tem muito bom gosto.

A coisa que mais irrita uma libriana é a vulgaridade. Requintada, ela gosta de ser seduzida com muita classe e sempre dentro das normas tradicionais de etiqueta.

O companheiro sempre virá em primeiro lugar no coração da libriana, pois o amor ocupa um lugar muito especial na vida dela. De qualquer maneira que se apresente - ardente, romântico, fugaz - ele receberá toda a atenção e será vivido com carinho. Em certos relacionamentos evita grandes responsabilidades, mas nunca deixa de amar o parceiro.

Quem se apaixonar pela libriana pode esperar um relacionamento em que a solidariedade e o afeto prevaleçam, bem como o respeito pelos interesses e aptidões do outro.

Não aprendi dizer adeus
Não sei se vou me acostumar
Olhando assim nos olhos teus
Sei que vai ficar nos meus
A marca desse olhar


Não tenho nada pra dizer
Só o silêncio vai falar por mim
Eu sei guardar a minha dor
Apesar de tanto amor vai ser
Melhor assim
Não aprendi dizer adeus mas
Tenho que aceitar que amores
Vem e vão são aves de Verão
Se tens que me deixar que seja
Então feliz
 

Não aprendi dizer adeus
Mas deixo você ir sem lágrimas
No olhar, se adeus me machucar
O inverno vai passar, e apaga a cicatriz
 
 

Can't Take My Eyes Off You

É isso aí!
Há quem acredite em milagres
Há quem cometa maldades
Há quem não saiba dizer a verdade

Eu não sei parar de te olhar
Não sei parar de te olhar
Não vou parar de te olhar
Eu não me canso de olhar

Sabe aquela pessoa que é forte o suficiente para consolar os outros, quando na verdade é ela que precisa de consolo? 
Pois é essa sou eu.
Seja o tipo de mulher que quando seus pés tocam o chão a cada manhã, o diabo fala 
"Oh droga, ela acordou!
Pare agora de pensar na dor , esqueça , ela ficou pra trás , passou . Voe , sonhe , sorria ! 
Pare agora de chorar, grite , cante , dance ,
pule , vá ser feliz.

talvez, eu só precise de férias, um porre e um novo amor.

Caio Fernando Abreu

Por muitas vezes acreditei que se eu soubesse o que queria, teria resposta pra tudo isso que me falta e que o que me falta chegaria até mim de forma instantânea. Bem, foi obviamente preciso eu descobrir o que queria pra ver que, na maioria das vezes, o querer não é sinônimo de acontecer. Não se pode ter tudo o que se quer. Ao mesmo tempo, então, eu descobri o que não queria. E foi aí que eu cheguei mais perto. Talvez a resposta exista por exclusão. Tirei de perto de mim tudo aquilo de que eu não precisasse, que não me fazia sentir nada, que não causava frios na barriga, que não me tirasse a respiração. Só que, como exceção à minha regra, retirei você também. Você, que, mesmo sem querer, acabou chutando a porta, entrando na minha vida, entrando na minha casa, escrevendo nos meus livros, me afogando nas tuas histórias. Você que, mesmo eu querendo tanto, se tornou a coisa de que eu menos preciso perto de mim. Te arranquei das minhas páginas, passei a borracha na tua escrita, te deixei caminhar pra fora da minha porta. Eu realmente não sei dizer o que vai acontecer. Muito menos sei o que é que a gente faz quando não sabe o que vai acontecer. Mas não é no meio de momentos em que estamos mais perdidos que encontramos as saídas? Eu sei que, talvez de propósito, eu tenha passado reto por muitas delas e também sei que te deixar ir embora sempre foi uma decisão que nunca me passou pela cabeça. Mas tantas coisas, hoje, me passam pela cabeça. Tantas coisas mudaram e, por muitas vezes, você não pôde perceber nenhuma delas. Acho que o que eu quero está muito além de tudo o que você vê. O que eu quero é tudo o que você não sente, tudo o que eu ainda não sinto e - ainda - tudo o que eu uma vez já senti.

“Não permita que sua felicidade dependa de algo que você 
possa perder.” 
 _ C.S. Lewis.

Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
E não há tempo que volte amor
Vamos viver tudo o que há pra viver
Vamos nos permitir...

sexta-feira, 27 de maio de 2011


Não foi nada. 
Deu saudade, só isso. 
De repente, me deu tanta saudade.

Sabe.....


Eu quero me testar, 
me aventurar, 
viver a minha vida, 
ser feliz, com ou 
sem arrependimentos.

você sabe?

Sabe o que eu quero? Eu quero proteção. Eu quero que alguém me diga que mudou por mim, que eu fiz deste alguém uma pessoa melhor. Eu só preciso andar de mãos dadas, ir comer pizza só pra ficar lado a lado.Eu quero a paz de uma manhã nublada, quero a sensação gostosa do vento no meu rosto, quero músicas que me deixam feliz, quero ficar relaxado ao lado de pessoas que eu gosto. Quero deitar num gramado e não fazer nada além de olhar para o céu, eu quero a simplicidade de um amor sincero, quero carinho, abraços, beijos, cafunés, quero a verdade em todos os casos. Eu quero ter minha mente limpa, sem nenhuma preocupação, quero me sentir livre, quero amar quem eu quiser sem me preocupar com nada e nem ninguém, quero cantar minha música preferida bem alto sem me importar se estou desafinando ou fora do ritmo. Quero dançar mesmo que não tenha música,.


Quero chorar quando der vontade, e sorrir sem ter nenhum motivo aparente. Quero relembrar as coisas boas que aconteceram comigo, e sentir falta de quem esta longe de mim. Eu quero alguém que me deixe segura, que tire os meus medos, que desvende os meus desejos. Alguém que esteja ao meu lado sempre, até mesmo quando eu não merecer.


Eu quero ser eu mesma acima de todas as coisas.


Tenho agradecido por estar vivo e ter andado por todos os lugares onde andei e ter vivido tudo o que vivi e ser exatamente
como eu sou."


"Dessa vez era um amor mais realista e não romântico: era um amor de quem já sofreu  por amor."

C.L.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

 
Sorrir não significa sempre que você está feliz.
É simples...
significa que você é uma pessoa forte.
Eu não sei onde estou indo, 
mas sei que estou no caminho certo.

beija eu

Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e 
aceita eu...

Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...

sonho


Volto a olhar para o teu lugar,
Continua vazio…
Fecho os olhos e adormeço,
Na esperança de 
te rever num sonho.
Futuro é um termo para designar o tempo que ainda não aconteceu, mas vai acontecer. 


quarta-feira, 25 de maio de 2011

"... Se eu gostar de você tenha a gentileza de não me deixar tão solta. 
Não me pergunte aonde vou, mas me peça pra voltar. 
Sou fácil de ler, mas não tente descobrir porque o mesmo refrão insiste em tocar tanto. 
Se eu gostar de você, tenha a delicadeza de também gostar de mim. 
E me deixe ser, assim, exatamente como eu sou..."  
Fernanda Mello)


terça-feira, 24 de maio de 2011

Senhor, dê-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar,
a coragem para mudar as coisas que não posso aceitar
e a sabedoria para distinguir umas das outras.

Também, me ajude a ser cuidadoso 

com os calos em que piso hoje, 
pois eles podem estar 
conectados aos sacos que terei que puxar amanhã.

Ajude-me, sempre, a dar 100% no meu trabalho...
- 12% na segunda-feira,
- 23% na terça-feira,
- 40% na quarta-feira,
- 20% na quinta-feira,
- 5% na sexta-feira.

E... Ajude-me sempre a lembrar,
quando estiver tendo um dia realmente ruim e todos parecerem estar me enchendo o saco,
que são necessários 42 músculos para socar alguém e apenas 4 para estender meu dedo médio e mandá-lo para aquele lugar...

Que assim seja!!!

Viva todos os dias de sua vida como se fosse o último.
Um dia, você acerta.


Luís Fernando Veríssimo 

pra sempre......sempre acaba.


Há perdas irreparáveis em nossa vida
Pessoas que se vão, e levam um pedaço da gente,
Onde, esse pedaço nunca mais será preenchido,
Pois só quem perde, sabe o quanto dói.
Nada, e nem ninguém é pra sempre!

Faz um bom tempo que não penso em você,
Faz um bom tempo que não perco meu sono 
com suas lembranças,
Faz um bom tempo que não chamo teu
nome quando estou sozinho,
Será esse o começo do fim do meu amor
por você?

Por bastante tempo chorei por ti,
Mas as lágrimas pararam de cair,
Não sei se por falta delas,
Ou porque não fazia mais sentindo 
continuar assim.


Eu cheguei a pensar que esperaria para sempre,
Eu cheguei a pensar que nunca seria feliz,
Que nunca pararia de te amar,
Mas parece que meu coração me 
enganou mais uma vez,
Ate ele cansou de aguardar você chamar.
Até ele cansou de esperar você amar.


Você foi o amor que mais me doeu,
Foi o amor que mais me marcou,
Foi o amor que me faz dizer 
com o sorriso no rosto,
"Acabou".

segunda-feira, 23 de maio de 2011

"Estar sozinho é engraçado, louco, angustiante, libertário e triste, tal qual estar com alguém.

No entanto, estar sozinho é absolutamente o oposto de estar com alguém.
Estar sozinho é fechar as mãos no nada quando se atravessa a rua correndo e não se tem uma mão para segurar.
É acordar sem saber o que será do dia porque planejar sozinho dá preguiça.
É falar a coisa mais engraçada do mundo para alguém que não vai rir, porque ninguém te entende tão bem.
É ficar louca sem cúmplice.
Não tem graça ser fora da lei sozinho.
É querer contar tanta coisa para alguém, mas para quem?
A vida simplesmente acontece para quem está sozinho, às vezes sem que a gente perceba, pois é mais fácil ter noção de si mesmo através de outra pessoa.
Estar sozinho é fazer dengo sozinho na cama, sem ninguém para apenas encaminhar o ombro um pouco mais perto.
É comer doce demais porque sua boca precisa de um incentivo para continuar salivando vida.
É comer doce demais porque estar sozinho dá uma tremedeira estúpida de hipoglicemia.
É o doce que substitui mal e amargamente o sexo.
Estar sozinho é dormir até tarde no domingo.
Não para congelar o tempo na alegria, mas para fazer de conta que o tempo não existe.
É conviver com a ansiedade de que você pode encontrar alguém especial a cada esquina, então você tenta ficar bonita.
Mas seus olhos não mentem o cansaço da espera e a tristeza de estar solta, e você fica feia.
É ter a sensação de que ninguém te olha, pelo menos não como você gostaria de ser olhada.
Estar sozinha é estar solta e, no entanto, é estar amarrada ao chão porque nada te faz flutuar, sonhar, divagar.
 
Estar sozinho, ou estar sozinha, pode acontecer com qualquer um.
E você torce para que aconteça com a sua melhor amiga, ou com aquele homem que você gostaria de experimentar como uma pílula para a sua solidão.
Estar sozinha é não suportar ouvir a palavra solidão porque ela faz sentido.
E o sentido dela dói demais. Estar sozinho é ter uma risada nervosa, de quem segura um grito e um choro enquanto ri.
Um riso falso para se convencer de que é possível ficar sozinho sem ficar deprimido.
Estar sozinho é usar roupas provocantes sem se sentir sexy com elas.
É conferir a caixa de e-mails com uma frequência que beira a compulsão.
É chorar do nada. É acordar do nada. É morrer de medo do nada que fica no estômago.
Estar sozinho é uma coisa física, ou melhor, é a falta dela.
Você se sente oco por dentro, por isso aquele respiro profundo de lamentação.
É cogitar enlouquecer. O ombro pesa porque é tenso ficar sozinho.
E porque não tem ninguém pra te fazer massagem também.
Quando chove, venta, escurece, e você está sozinho, você lembra de Deus e do quanto é pequeno.
Estar sozinho é se aproximar de Deus por piedade própria e não por agradecimento, que é o que nos faz aproximar Dele quando estamos amando.
Estar sozinho é detestar ficar em casa.
Ficar em casa sozinho, quando se está sozinho, é muita solidão.
Então você sai, só para não ficar em casa sozinho.

 
E descobre o quanto você é sozinho.
E volta pra casa sozinho, e chora vendo fotos.
Estar sozinho é implorar paixão e loucura com um olhar para o carro ao lado, segundos antes de você ver que ele não está sozinho.
É trabalhar para passar o tempo e só conseguir escrever títulos, roteiros, spots e textos chatos, sem inspiração.
É procurar um olhar pela rua e andar por aí com cara de louco.
É estar pronta para algo novo e não aguentar mais dias iguais.
É ocupar a vida de açúcar, intrigas, fofocas, encrencas.
Aventuras tortas.
É ocupar a vida dos outros com reclamações, lamentações, dúvidas e carências.
Resumindo: estar sozinho é triste, enche o saco dos outros e deve fazer mal para a saúde."

Tati Bernardi 
 

 

Desejo que o seu melhor sorriso, esse aí tão lindo, aconteça incontáveis vezes pelo caminho. Que cada um deles crie mais espaço em você. Que cada um deles cure um pouco mais o que ainda lhe dói. Que cada um deles cante uma luz que, mesmo que ninguém perceba, amacie um bocadinho as durezas do mundo.
Ana Jácomo



Tente. Sei lá, tem sempre um pôr-do-sol esperando para ser visto, uma árvore, um pássaro, um rio, uma nuvem. Pelo menos sorria, procure sentir amor. Imagine. Invente. Sonhe. Voe.
Caio fernando de abreu

domingo, 22 de maio de 2011

Por favor.....continue.

(Porque dias tristes e com pensamentos 
também tristes acontecem...)
"Olha, eu sei que o barco tá furado e sei que você também sabe, mas queria te dizer pra não parar de remar, porque te ver remando me dá vontade de não querer parar de remar também."
 
 

que tal ?


Um dia frio
Um bom lugar prá ler
um livro
E o pensamento lá
em você
Eu sem você não vivo
Um dia triste
Toda fragilidade incide
E o pensamento lá em você
E tudo me divide

Longe da felicidade
e todas
as suas luzes
Te desejo como ao ar
Mais que tudo
És manhã na natureza das flores

Nem margarida ....




Valei-me Deus
é o fim do nosso amor
Perdoa por favor
eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que
fez tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei
Será, talvez
que minha ilusão
Foi dar meu coração
com toda força pra essa moça
me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz
de uma flor de lis
E foi assim que eu vi
nosso amor na poeira, poeira
Morto na beleza fria de Maria

E o meu jardim da vida ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu.

Faz parte


Não é raro, tropeço e caio. Às vezes, tombo feio de ralar o coração todinho. Claro que dói, mas tem uma coisa: 
a minha fé continua
em pé!

seguindo o caminho....


Ando bem, 

mas um pouco aos trancos.
Como costumo dizer, 
um dia de salto sete, outro de sandália havaiana.

sexta-feira, 20 de maio de 2011


Você pode até dizer que não entendeu o que eu disse.Mas jamais poderá dizer que não entendeu como eu te olhei.

 Eu acredito que tudo acontece por um motivo.

As pessoas mudam para que você consiga deixá-las para lá. As coisas dão mal para você aprender a aprecia-las quando estão boas. 
E às vezes, coisas boas se separam para que coisas melhores ainda se juntem. 
Não adianta reclamar,reclamar e reclamar.
Temos que ter calma, e esperar que tudo se ajeite. 
Se alguma coisa não acontecer pra você, isso não significa que ela NUNCA vai acontecer, significa apenas que você não está pronto para aquilo, ou que você não PRECISE daquilo. 
Tenha calma, e aprenda a olhar sempre o lado bom das coisas. Se você procurar motivos para odiar sua vida, você sempre os encontrará.
Pare de se queixar, e faça alguma coisa. 
Ser feliz só depende de você !

Ouça.....


Tenho 2 minutos pra sorrir
desfazer esse nó na garganta
parar de sentir emoções ruins
parar de me preocupar com os sentimentos dos outros

Tenho um minuto pra ficar bem
respirar fundo e encarar a vida
parando de me esconder...

Tenho menos de um minuto para parar de me sentir
assim...

Algumas pessoas são como a cana, que mesmo postas na moenda, reduzidas ao bagaço, só sabem dar doçura!!



“Confie nos seus pressentimentos. Eles normalmente são baseados em fatos arquivados abaixo do nível da consciência.”

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Amélia... mulher de verdade! ?!?

De maneira bem simplista, pode-se dizer que a mulher Amélia era criada para servir aos homens de sua vida: ao pai, ao irmão, ao marido, aos filhos. Depois de queimar muito sutiã, a mulher passou de serva dos homens a escrava das aparências.
Tornou-se um belo produto disponível no mercado. As inteligentes se vendem pelo Q.I., as bonitas apostam no corpão.
Mas a relação não se limita a isso, evidentemente. As mulheres batalharam e conquistaram espaço na sociedade. São profissionais, esposas, amantes, mães, ativistas, conselheiras, pagam as contas pro marido, fazem topless na praia. Hoje, mulheres e homens agem de igual pra igual quando se deparam com questões como divórcio, traição, ciúmes e solidão. Curtir a vida adoidado? Transar sem compromisso? Beber com os amigos? Direitos de todos.
As mulheres querem ser cada vez mais parecidas com os homens. Mas a verdade é que a sociedade é que está a cada dia que passa mais individualista. Não falta homem ou mulher no mercado. Falta comunicação.
Segundo Fabiano Rampazzo, o casamento está no imaginário tanto da mulher quanto do homem. Assim como algumas mulheres sonham com o príncipe do cavalo branco, eles também sonham com a princesa que vai fazê-los felizes para sempre.
Deu na telha, junta as escovas de dentes no mesmo palácio e vamos embora. Se o castelinho desmoronar… pedala e tá valendo. O oba oba de pegar todo mundo acaba perdendo o sentido. É um prazer momentâneo e perigoso, diga-se de passagem, nos dias de hoje. Vide Aids, DSTs e afins. Com a maturidade, homens e mulheres buscam é segurança, companheirismo.
Falta mulher pra namorar no mercado? Como assim? Passa lá no supermercado arco-íris, na rua da branca de neve nº20  e procura na prateleira cor-de-rosa. Você vai encontrar muitas mulheres ideais moldadinhas pra você. E vem garantia de 3 meses. Se não curtir, só devolver. Ninguém é perfeito. E se fosse… não teria graça.
Acredito que a palavra-chave seja mesmo comunicação. Você sabe o que você busca realmente? É o que você está transmitindo ou continua escondido atrás de máscaras sociais? Porque não adianta nada esperar a mulher ideal cair do céu se você continuar agindo feito metralhadora giratória ou, pior, feito um caramujo. Ninguém tem bola de cristal. Às vezes, a mulher/homem ideal está mais perto do que imagina, só precisam interpretar as mensagens…

Marcia Batista

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A esperança me ensina a gritar
Que tudo passa tudo passará

As vezes....


...eu me sinto
Uma mola encolhida

Voce é bem como eu
Conhece o que é ser assim
Só que dessa historia
Ninguem sabe o fim...


E a gente vai a luta
E conhece a dor
Consideramos justa
Toda forma de amor

Essa tristeza sem motivo



Hoje, eu estava sentada no sofá de casa, lendo, quieta, desprevenida, quando percebi que ela foi chegando, se aproximando devagarzinho, até que se acomodou, me abraçou e ficou. Não sei se você tem isso, talvez todos nós tenhamos, uns mais, uns menos – essa companhia inesperada de uma tristeza que vem sem avisar, sem querer saber dos planos para aquele dia.


Tristeza sem motivo. Aceito sem reclamar. Quando adolescente, eu tentava fugir, correr – depois voltei a aceitar, como na infância. Se a tristeza sem motivo me abraça, eu a abraço de volta, que nosso encontro é menos dolorido.


A tristeza sem motivo é interessante. É bem diferente da tristeza com motivo. Minhas tristezas com motivo, eu sempre tento curá-las com raciocínio. Pode ser vício, cálculo, pretensão. Mas eu tento e, muitas vezes, funciona. Se estou triste porque algo não deu certo, me convenço com argumentos de que foi melhor assim. Se, definitivamente, não foi melhor assim, faço um esforço para relativizar a questão. Forço, o tempo todo, um duelo entre minha razão e meus sentimentos. Às vezes, leva tempo, mas a razão ganha. Sempre ganha. E lá estou eu, feliz de novo, felicidade nem sempre espontânea, alegria muitas vezes conquistada à força.


Mas com a tristeza sem motivo, esse método não funciona.


Não há espaço para duelos. Não há argumento que intimide uma tristeza tão pura, tão desconectada de raciocínios. Ela é tão distante de qualquer pensamento que não o entenderia, ela não se encaixa em pensamentos, ela não ri deles, ela nem os vê. Se tento argumentar, ela não me responde de volta. Se insisto, ela me abraça mais forte, me aperta, tenta me machucar. Melhor não competir. Melhor, nessas horas, deixar a hora para ela. Porque qualquer palavra é inútil, qualquer racionalização é cansativa e boba, e o tempo, afinal de contas, vai passar, e ela vai acabar indo embora, sem dizer a que veio, sem explicar se foi motivada por nada ou por todas as coisas juntas.


O bom é que, notei recentemente, a tristeza sem motivo gosta de chá quente.


Não sei a sua. A minha gosta.


Ela ignora qualquer argumento, ela não se deixa distrair facilmente por livros e filmes, ela não entende o mundo, mas se acalma com uma boa xícara de chá quente. Não cappuccino ou café: chá quente. Sopa, também. Já reparei. Ela se estressa com palavras, mas se acalma com sopa. E com abraços. Ela se sente incomodada com o mundo, mas talvez seja mais com o mundo adulto, porque aceita um gibi. Ela gosta de sol, de ar fresco. De ficar próxima à natureza – perto do mar, de um rio, uma montanha. Ela gosta, se acalma, agradece e vai embora.


Não me pergunte por quê.

Mas, como dizia Clarice Lispector, não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento… Se você costuma receber uma tristeza que não quer ser entendida, não sei. Mas eu costumo e, quando ela aparece, ofereço-lhe uma boa xícara de chá.

Este post foi publicado em Casos